Desvendando o Abre-AI e o Bebras: O Pensamento Computacional Desafiando Mentes no Brasil

Por Mizael Xavier
Desvendando o Abre-AI e o Bebras: O Pensamento Computacional Desafiando Mentes no Brasil

Introdução: A Era do Pensamento Computacional na Educação

Em um mundo cada vez mais digital e orientado por dados, o pensamento computacional transcendeu as fronteiras da ciência da computação para se tornar uma habilidade fundamental em diversas áreas do conhecimento e da vida cotidiana. Trata-se da capacidade de formular problemas e suas soluções de uma forma que um computador (humano ou máquina) possa executar eficientemente. Nesse contexto, iniciativas que visam disseminar essa competência desde cedo são cruciais. Entre elas, destacam-se o desafio internacional Bebras e projetos específicos no Brasil, como o Desafio Abre-AI de Pensamento Computacional.

Bebras: O Desafio Internacional que Inspira Jovens Mentes

O Bebras é uma iniciativa internacional que busca promover o pensamento computacional e a informática entre estudantes de todas as idades, de forma lúdica e engajadora.

Origens e Missão do Bebras

Nascido na Lituânia em 2004, por iniciativa da Professora Valentina Dagienė da Universidade de Vilnius, o Bebras (que significa "castor" em lituano) foi nomeado em homenagem à diligência e engenhosidade desses animais. Sua missão principal é desmistificar a ciência da computação, mostrando que seus conceitos fundamentais podem ser aprendidos de maneira divertida e intuitiva, sem a necessidade prévia de conhecimento em programação. Atualmente, o desafio está presente em mais de 70 países, mobilizando milhões de estudantes anualmente, conforme informações do site oficial internacional do Bebras.

Como Funciona o Desafio Bebras?

O desafio consiste em um conjunto de problemas curtos e interativos, geralmente resolvidos online em um período limitado. As tarefas são projetadas para testar habilidades de lógica, resolução de problemas, decomposição, reconhecimento de padrões e abstração – pilares do pensamento computacional. Existem diferentes categorias, adequadas para faixas etárias que vão desde o ensino fundamental até o ensino médio, garantindo que os desafios sejam apropriados para cada nível de desenvolvimento.

Bebras Brasil: Fortalecendo o Pensamento Computacional em Território Nacional

No Brasil, o Bebras também se estabeleceu como uma importante ferramenta para a promoção do pensamento computacional entre os jovens.

A Organização do Bebras no Brasil

O Bebras Brasil é coordenado por um comitê nacional composto por pesquisadores e professores de diversas universidades e instituições de ensino e pesquisa de renome, como a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), entre outras. O portal oficial, bebras.org.br, serve como a principal fonte de informações, materiais e inscrições para as edições brasileiras do desafio.

Edições Anuais e Participação

Anualmente, escolas de todo o país são convidadas a inscrever seus alunos para participar do Bebras Brasil. A participação geralmente ocorre nas próprias escolas, durante uma janela de tempo específica. O desafio tem se mostrado uma excelente maneira de introduzir os estudantes aos conceitos da computação de forma leve e estimulante, além de identificar talentos e despertar o interesse pela área.

O Desafio Abre-AI de Pensamento Computacional: Uma Iniciativa Estratégica Brasileira

Dentro do ecossistema de promoção do pensamento computacional no Brasil, o Desafio Abre-AI de Pensamento Computacional surgiu como uma iniciativa notável, utilizando a consagrada estrutura do Bebras.

O que foi o Desafio Abre-AI?

O Desafio Abre-AI de Pensamento Computacional foi uma iniciativa do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), implementada por meio do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC.br). Conforme detalhado no site do projeto e em publicações do CETIC.br, a primeira edição ocorreu em 2021, contando com o apoio da Fundação Behring e da Comunidade Bússola. Seu objetivo principal foi engajar estudantes da Educação Básica de todo o Brasil com os conceitos fundamentais da computação através de problemas interativos e lúdicos.

A Sinergia entre Abre-AI e Bebras

A grande força do Desafio Abre-AI residiu na sua colaboração com a estrutura Bebras. O projeto utilizou o sistema e as tarefas do Bebras, adaptando-os e promovendo-os sob uma nova chancela, com o intuito de ampliar o alcance e o impacto do ensino de pensamento computacional no país. Essa sinergia permitiu que uma iniciativa com forte respaldo institucional, como a do CGI.br e NIC.br, pudesse rapidamente oferecer um conteúdo de alta qualidade e já testado internacionalmente.

O Legado e a Importância do Projeto Abre-AI

Mesmo que concebido como um projeto com edições específicas, como a de 2021, o Desafio Abre-AI demonstrou o comprometimento de órgãos centrais da governança da internet no Brasil com a formação de base em tecnologia. Ele contribuiu significativamente para o ecossistema de educação em computação, sinalizando a importância estratégica do tema para o desenvolvimento do país e complementando os esforços contínuos do Bebras Brasil.

Por que Iniciativas como Bebras e Projetos como o Abre-AI São Cruciais?

A promoção do pensamento computacional por meio de desafios e projetos estruturados é vital para a formação das novas gerações.

Desenvolvendo Competências para o Século XXI

Além de familiarizar os jovens com a tecnologia, essas iniciativas desenvolvem habilidades transferíveis essenciais, como raciocínio lógico-analítico, capacidade de resolução de problemas complexos, criatividade, abstração e a habilidade de decompor desafios em partes menores e gerenciáveis. São competências valorizadas em qualquer profissão.

Democratização e Inclusão Digital e Educacional

O formato lúdico e acessível do Bebras, e por extensão de projetos como o Abre-AI, ajuda a quebrar barreiras e a tornar o aprendizado sobre computação menos intimidante e mais inclusivo, alcançando estudantes de diferentes contextos socioeconômicos e regiões, muitas vezes através da infraestrutura escolar.

Fomentando Futuras Gerações de Inovadores

Ao despertar o interesse por temas ligados à computação desde cedo, iniciativas como o Bebras e o Abre-AI têm o potencial de inspirar jovens a seguir carreiras nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), setores estratégicos para a inovação e o progresso de qualquer nação.

Conclusão: O Futuro é Computacional, e o Brasil Está no Caminho com Bebras e Iniciativas como o Abre-AI

O pensamento computacional é, inegavelmente, uma linguagem do futuro. Iniciativas como o Bebras, em sua versão internacional e através do Bebras Brasil, juntamente com projetos focados como o Desafio Abre-AI de Pensamento Computacional, desempenham um papel insubstituível na preparação dos jovens brasileiros para os desafios e oportunidades de um mundo cada vez mais tecnológico. Apoiar, divulgar e participar dessas ações é investir na capacidade criativa e resolutiva das futuras gerações, construindo um Brasil mais inovador e preparado.

Mizael Xavier

Mizael Xavier

Desenvolvedor e escritor técnico

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