O universo da Inteligência Artificial (IA) está em constante efervescência, com anúncios e lançamentos ocorrendo em um ritmo alucinante. Esta semana não foi exceção, trazendo novidades que prometem transformar desde a maneira como interagimos com chatbots até o desenvolvimento de jogos e a criação de conteúdo. Acompanhe um resumo detalhado dos principais destaques que marcaram os últimos dias no cenário da IA.
A semana começou agitada, com gigantes da tecnologia apresentando suas mais recentes inovações em Inteligência Artificial.
O Google iniciou a liberação do acesso ao seu chatbot de IA, o Bard, para usuários que estavam na lista de espera. Muitos, inclusive, receberam o acesso em menos de 48 horas. No entanto, as primeiras impressões indicam que o Bard, apesar de promissor, ainda parece um tanto quanto "decepcionante" em comparação com concorrentes diretos como o ChatGPT da OpenAI e o Bing Chat da Microsoft. Curiosamente, ao ser questionado sobre seus diferenciais em relação ao Bing, o próprio Bard teria admitido que a experiência de usuário do Bing é superior e que este provavelmente forneceria informações melhores.
Também na terça-feira, Jensen Huang, CEO da NVIDIA, apresentou em uma keynote as novas NVIDIA AI Foundations. Trata-se de uma plataforma que permitirá a empresas desenvolverem seus próprios Modelos de Linguagem Grandes (LLMs) proprietários, utilizando a infraestrutura de GPUs em nuvem da NVIDIA. Isso abre um leque de possibilidades para que companhias criem chatbots personalizados, geradores de imagem no estilo do Stable Diffusion e até LLMs para aplicações biomédicas, tudo rodando nos potentes computadores da NVIDIA.
A Adobe não ficou para trás e anunciou o Adobe Firefly em versão beta. Este modelo de IA para geração de imagens foi treinado exclusivamente com imagens do Adobe Stock e do Creative Commons, buscando endereçar preocupações éticas sobre direitos autorais. Contudo, surgem questionamentos, já que nem todos os contribuidores do Adobe Stock consentiram explicitamente com o uso de suas imagens para treinamento de LLMs, e algumas imagens no próprio Adobe Stock podem ter sido geradas por outras IAs, como Midjourney e Stable Diffusion, que por sua vez podem ter utilizado imagens sem licença. Apesar disso, o Firefly se destaca por oferecer uma interface de usuário intuitiva para a geração de imagens.
A Microsoft integrou o Bing Image Creator diretamente ao Bing Chat. Esta ferramenta permite gerar imagens a partir de descrições textuais, utilizando uma versão mais avançada do DALL-E. Qualquer usuário com acesso ao Bing Chat já pode testar o recurso simplesmente digitando comandos como "desenhe uma imagem de um astronauta andando a cavalo na lua".
A quarta-feira manteve o ritmo acelerado de novidades no campo da Inteligência Artificial.
O navegador Opera anunciou a integração de recursos de IA, incluindo o ChatGPT e o WriteSonic. Usuários podem agora selecionar texto em qualquer página e solicitar resumos, reescritas criativas (até mesmo na voz do Yoda!) diretamente no navegador.
A Microsoft revelou o Microsoft Loop, que se apresenta como uma versão do Notion turbinada com Inteligência Artificial. A ferramenta promete facilitar a colaboração e organização de projetos, conectando-se de forma integrada com outras aplicações do ecossistema Microsoft, como Excel, Word e PowerPoint.
O Canva realizou uma grande apresentação ao vivo, para 1.5 milhão de espectadores, onde revelou "10 novos presentes para o Canva". A maioria desses presentes consiste em uma série de funcionalidades de IA integradas à plataforma, como:
O GitHub anunciou o GitHub Copilot X, um assistente de programação potencializado pelo GPT-4. A ferramenta visa auxiliar desenvolvedores a resolver problemas, corrigir bugs e otimizar código, inclusive com uma interface de voz para interação.
A Ubisoft apresentou uma nova ferramenta de IA que gera automaticamente diálogos para personagens não jogáveis (NPCs) em games. A expectativa é que essa tecnologia acelere o processo de desenvolvimento de jogos, otimizando o tempo gasto por roteiristas na criação de diálogos.
A semana continuou surpreendendo com avanços significativos.
Durante a Game Developers Conference (GDC), a equipe por trás do Unreal Engine demonstrou a nova versão do MetaHuman. Uma das demonstrações mais impactantes mostrou como é possível capturar expressões faciais detalhadas com um simples iPhone, processar esses dados e aplicá-los a diferentes avatares MetaHuman, alcançando um nível de realismo gráfico impressionante.
Talvez o anúncio mais revolucionário da semana tenha vindo da OpenAI: o ChatGPT agora suportará plugins. Isso significa que a funcionalidade do chatbot poderá ser estendida através da integração com outras ferramentas e serviços. Será possível, por exemplo, permitir que o ChatGPT pesquise na internet em tempo real, realize upload e interaja com arquivos como vídeos, imagens e planilhas. A OpenAI também abriu a plataforma para que desenvolvedores terceirizados criem seus próprios plugins. Empresas como Zapier, Kayak, Instacart e Wolfram já estão desenvolvendo integrações. Embora ainda em fase de lista de espera para a maioria dos usuários, essa novidade tem o potencial de ser um divisor de águas para a IA.
Esta semana demonstrou, mais uma vez, o dinamismo e o potencial transformador da Inteligência Artificial. Desde a melhoria da interação com chatbots até a revolução na criação de conteúdo, desenvolvimento de software e games, as inovações apresentadas por gigantes como Google, NVIDIA, Adobe, Microsoft, Canva, GitHub, Ubisoft e OpenAI indicam um futuro onde a IA estará cada vez mais integrada ao nosso cotidiano e às nossas ferramentas de trabalho. Resta acompanhar de perto os próximos capítulos dessa empolgante jornada tecnológica.
Exploramos as consequências das armas nucleares no espaço para a Terra e a importância de leis internacionais
Descubra como a HeyRosie, uma startup de Inteligência Artificial, está revolucionando o atendimento telefônico para pequenos negócios, oferecendo uma solução mais eficiente e acessível. Conheça os insights de Jordan Gal.
Explore os limites do ChatGPT Operator da OpenAI! Testamos sua capacidade de multitarefa, desde encontrar produtos a criar planos de negócios com IA. Veja os sucessos e desafios.