Neuralink participa de ensaio clínico para desenvolver ‘Olho Biônico Inteligente’

A Neuralink de Elon Musk uniu-se a um ensaio clínico com a Universidade da Califórnia, Santa Bárbara e equipes de pesquisa espanholas para desenvolver um "Olho Biônico Inteligente" que poderia restaurar a visão de pessoas cegas através de implantes cerebrais alimentados por IA. Conforme relatado pela Bloomberg e outros, o estudo colaborativo tem como objetivo criar um dispositivo que ajudaria os usuários a reconhecer rostos, navegar ao ar livre e ler, contornando caminhos ópticos danificados e estimulando diretamente o córtex visual do cérebro.
Tecnologia de Dispositivo de Visão Cega
O chip Blindsight representa uma mudança radical em relação aos implantes de retina convencionais ao direcionar-se diretamente ao córtex visual do cérebro com matrizes de eletrodos ultrafinas. Essa abordagem cortical permite que o dispositivo funcione mesmo para pessoas que perderam ambos os olhos e os nervos ópticos, ou para aquelas que nasceram cegas, desde que o córtex visual permaneça intacto. O sistema integra uma câmera digital montada em óculos que captura dados visuais, os quais são então processados por algoritmos de IA e transmitidos sem fio para os eletrodos implantados, a fim de estimular padrões neurais específicos.
- Câmera digital captura imagens do ambiente e transmite para o smartphone
- Algoritmos de IA convertem os dados visuais em padrões precisos de estimulação neural
- Transmissão sem fio envia sinais para as matrizes de eletrodos implantadas no córtex visual
- Eletrodos ultrafinos e flexíveis estimulam neurônios para recriar a percepção visual
- Sistema contorna completamente olhos e nervos ópticos danificados, ao contrário das próteses de retina.
Status do Ensaio Clínico
O estudo colaborativo está atualmente em sua fase inicial de recrutamento, com participantes sendo convidados somente por meio de convite através do ensaio clínico patrocinado pela Universidade da Califórnia, Santa Bárbara. Embora o projeto tenha sido listado no ClinicalTrials.gov no final de julho de 2025, a pesquisa utilizará pacientes da Neuralink "assim que estiverem disponíveis", indicando que os sujeitos humanos ainda não foram recrutados para a aplicação do olho biônico.
Apesar das projeções ambiciosas para implantação comercial, menos de dez pessoas receberam qualquer tipo de implante Neuralink até o momento, todos para o tratamento de paralisia e não para restauração da visão. A empresa tem como meta a implantação humana do Blindsight até 2030, com planos de estabelecer cinco grandes clínicas capazes de realizar até 20.000 cirurgias anuais até 2031, com base em um reembolso projetado de US$ 50.000 por procedimento. Essas previsões de receita de US$ 1 bilhão por ano até 2031 permanecem condicionadas à aprovação regulatória bem-sucedida e à validação clínica da segurança e eficácia da tecnologia.