Netflix Revoluciona Experiência em TVs com Novo Design e Navegação Intuitiva

Netflix Anuncia Maior Redesign de Sua Interface para TV em uma Década
A Netflix iniciou testes para a maior reformulação da interface de seu aplicativo para televisores nos últimos dez anos. A gigante do streaming busca aprimorar a experiência do usuário, tornando a descoberta de conteúdo mais rápida e intuitiva. A mudança visa aumentar o tempo que os espectadores passam no aplicativo, um fator crucial para retenção de clientes e atração de novos assinantes, especialmente para seus planos com anúncios.
O Fim da "Ginástica Ocular": A Nova Abordagem da Netflix
Pesquisas internas da Netflix revelaram que os usuários realizavam o que Pat Flemming, diretor sênior de produtos para membros da empresa, chamou de "ginástica ocular". Os espectadores moviam rapidamente os olhos entre diferentes elementos da tela inicial – como nome da fileira, destaques do dia, arte da capa, vídeo e sinopse – na tentativa de encontrar algo para assistir. "Nós realmente queríamos tornar isso mais simples, mais intuitivo, tudo mais fácil de navegar", afirmou Flemming.
A nova interface da Netflix apresenta mudanças significativas. Os cards dos títulos foram ampliados, as informações foram reorganizadas e detalhes de fácil leitura, como "passou 8 semanas no top 10", são destacados. Ao selecionar um filme ou série, o bloco do título se expande e, ao pairar o cursor sobre ele por um tempo, um preview é iniciado, juntamente com informações como gênero e número de episódios. Essa abordagem substitui os blocos estáticos com um preview no topo da tela, buscando simplificar a navegação.
Principais Alterações na Interface da Netflix para TV
Dentre as principais novidades da Netflix, destacam-se:
- Cards de Títulos Maiores: As miniaturas de filmes e séries estão maiores, facilitando a visualização e tornando-as potencialmente mais atraentes.
- Informações Reorganizadas: Os detalhes dos títulos são apresentados de forma mais direta, destacando informações relevantes.
- Menu Superior: O botão de menu foi movido da lateral esquerda para o topo da tela, simplificando o acesso às seções "Busca", "Home", "Séries", "Filmes" e a nova aba "Minha Netflix". Para acessar esse menu superior, basta pressionar o botão "Voltar" do controle remoto em qualquer ponto do aplicativo.
- Aba "Minha Netflix": Esta nova seção, que estreou primeiro em dispositivos móveis, reúne conteúdos que o usuário começou a assistir ou salvou para ver depois, além de recomendações personalizadas e novidades. Menus como "Novo e Popular" e "Bombando" devem ser incorporados a esta aba.
- Previews Dinâmicos: Ao contrário do sistema atual que inicia o trailer automaticamente ao passar por um título, a nova interface da Netflix exigirá que o usuário pause sobre a miniatura por mais tempo para que o preview comece a ser exibido. Sinopse, classificação e outros detalhes aparecerão na parte inferior.
Importante ressaltar que, apesar das mudanças visuais e de navegação, o algoritmo de recomendação da Netflix não sofrerá alterações como parte deste redesign.
Foco no Tempo de Engajamento e Feedback dos Usuários
A Netflix tem enfatizado o tempo de interação como uma métrica chave, considerando-o o "melhor indicador de satisfação do cliente". A empresa planeja, inclusive, parar de reportar regularmente o número de assinantes a partir do próximo ano, buscando mudar o foco de Wall Street.
A nova interface da Netflix já está sendo testada por um subconjunto dos quase 270 milhões de usuários globais da plataforma. A empresa coletará feedback e poderá realizar ajustes antes de implementar a atualização de forma mais ampla. "Pense nisso como um primeiro esforço, nosso melhor lance inicial, no que achamos ser uma ótima nova experiência de TV", disse Flemming. A expectativa é que, se o feedback for positivo, a atualização seja disponibilizada para todos os usuários em breve. A empresa também mencionou que essa nova experiência de TV permitirá evoluir e inovar com mais facilidade no futuro.
Além das mudanças na TV, a Netflix também planeja aprimorar a experiência móvel nas próximas semanas, com testes de um feed vertical com clipes de programas e filmes, e a introdução de busca com IA generativa na plataforma iOS, permitindo que os usuários pesquisem conteúdo usando linguagem natural.
Ainda não há informações se essa mudança na interface da Netflix afetará o preço da assinatura. Geralmente, alterações de interface visam melhorar a experiência do usuário e não têm impacto direto no valor dos planos.
