O Adobe Photoshop é uma ferramenta incrivelmente poderosa, repleta de funcionalidades para edição de imagens. No entanto, com tantas opções, algumas se tornam obsoletas ou menos eficientes com o tempo. Unmesh Dinda, renomado instrutor do popular canal PiXimperfect, compartilhou recentemente sua lista de dez ferramentas e recursos do Photoshop que, em sua opinião, os usuários deveriam evitar. Este artigo explora essas ferramentas, os motivos para reconsiderar seu uso e as alternativas mais modernas e eficazes, focando em um fluxo de trabalho não destrutivo e profissional.
Unmesh Dinda enfatiza que estas são suas opiniões e que a discussão é bem-vinda na comunidade criativa. O objetivo é otimizar o fluxo de trabalho e obter melhores resultados. Vamos analisar cada uma delas:
A Ferramenta Aguçar, encontrada no grupo da Ferramenta Desfoque, aplica nitidez diretamente nos pixels da imagem. Embora cumpra sua função básica, seu principal problema, como aponta Dinda, é ser uma operação destrutiva. Uma vez aplicada, não há como ajustar a intensidade ou reverter o efeito sem perder o trabalho subsequente. Isso limita severamente a flexibilidade.
Para um controle superior e um fluxo de trabalho não destrutivo, Unmesh Dinda sugere o uso da técnica de Alta Frequência (High Pass) ou, preferencialmente, o filtro Aguçar Inteligente (Smart Sharpen). Ao aplicar o Smart Sharpen em um Objeto Inteligente (Smart Object), você pode ajustar parâmetros como Quantidade, Raio e Reduzir Ruído a qualquer momento. Além disso, o uso de uma máscara de camada permite aplicar a nitidez seletivamente.
As ferramentas tradicionais de Dodge (Subexposição) e Burn (Superexposição) também são criticadas por serem destrutivas e oferecerem controle limitado. A intensidade do efeito fica "presa" até que você solte o mouse e reaplique, dificultando ajustes finos.
Unmesh Dinda recomenda métodos não destrutivos, como criar uma nova camada, configurá-la para o modo de mesclagem Luz Suave (Soft Light) e pintar com branco (para clarear) ou preto (para escurecer) usando um pincel com baixo fluxo. Outra técnica poderosa é utilizar Camadas de Ajuste de Curvas, uma para dodge e outra para burn, com máscaras invertidas para controle preciso sobre as áreas afetadas.
A Ferramenta Esponja é usada para saturar ou dessaturar áreas específicas da imagem. Assim como as anteriores, sua natureza destrutiva é um grande ponto negativo.
A alternativa superior é a Camada de Ajuste de Matiz/Saturação (Hue/Saturation). Ela permite controle não destrutivo sobre a saturação geral e de canais de cores específicos. A Camada de Ajuste de Vibração (Vibrance) também é uma excelente opção para um controle mais sutil da saturação. Recentemente, a Adobe introduziu a Ferramenta Pincel de Ajuste, que pode ser usada em conjunto com Matiz/Saturação para edições locais não destrutivas.
Unmesh Dinda argumenta que a ferramenta Níveis (Levels), embora popular, é redundante, pois tudo o que ela faz pode ser realizado pela ferramenta Curvas (Curves), que oferece ainda mais controle. Os controles de ponto preto, branco e tons médios dos Níveis têm equivalentes diretos nas Curvas. Além disso, as Curvas permitem adicionar múltiplos pontos de controle e usar a ferramenta de mão para ajustes direcionados, oferecendo uma precisão muito maior.
A Adobe está descontinuando os recursos 3D no Photoshop. Isso significa que, em versões mais recentes, essas funcionalidades podem não funcionar corretamente, causar instabilidade ou até mesmo travamentos. O espaço de trabalho 3D já não está mais disponível por padrão. Para trabalhos em 3D, a Adobe agora direciona os usuários para a suíte Adobe Substance 3D.
Essas ferramentas selecionam uma única linha ou coluna de pixels. Segundo Dinda, seu uso prático é quase nulo, exceto talvez para criar padrões de pixel art ou bordas muito finas. Para bordas, uma alternativa mais controlável é selecionar tudo (Ctrl/Cmd + A) e depois ir em Editar > Traçado (Edit > Stroke).
Localizados no menu Imagem, os comandos Tom Automático, Cor Automática e Contraste Automático são destrutivos e, frequentemente, produzem resultados indesejados, como alterações drásticas de cor ou perda de detalhes. Uma alternativa não destrutiva e mais controlável é usar uma Camada de Ajuste de Curvas e explorar suas opções automáticas (como "Aprimorar Brilho e Contraste" ou "Encontrar Cores Escuras e Claras") que podem ser ajustadas posteriormente.
Os filtros diretos como Filtro > Desfoque > Desfoque (Filter > Blur > Blur) ou Filtro > Aguçar > Aguçar (Filter > Sharpen > Sharpen), e suas variantes "Mais", aplicam um efeito fixo sem qualquer controle por parte do usuário. Se não aplicados a um Objeto Inteligente, são destrutivos. Dinda sugere o uso de filtros como Desfoque Gaussiano (Gaussian Blur), Aguçar Inteligente (Smart Sharpen) ou a Galeria de Desfoques (Blur Gallery), que oferecem caixas de diálogo com controles precisos.
A Ferramenta Borracha de Plano de Fundo é uma forma destrutiva e muitas vezes imprecisa de remover fundos, podendo apagar partes do objeto principal ou deixar halos. Com os avanços do Photoshop, ferramentas como Selecionar Assunto (Select Subject), Selecionar e Mascarar (Select and Mask) e a nova Ferramenta Remover (Remove Tool) oferecem resultados muito superiores e, crucialmente, permitem um fluxo de trabalho não destrutivo através de máscaras de camada.
A Ferramenta Laço Magnético, que tenta encontrar bordas automaticamente, era considerada "mágica" para iniciantes. No entanto, como Unmesh Dinda demonstra, ela é frequentemente imprecisa, pode "se perder" e exige correções manuais. Ferramentas mais modernas como a Ferramenta Seleção Rápida (Quick Selection Tool), Ferramenta Seleção de Objeto (Object Selection Tool) — especialmente com o Localizador de Objetos ativo — ou a Ferramenta Caneta (Pen Tool) para precisão máxima, são alternativas muito mais eficientes.
Uma mensagem central no vídeo de Unmesh Dinda é a importância da edição não destrutiva. Utilizar Camadas de Ajuste, Objetos Inteligentes e Máscaras de Camada permite que você altere suas edições a qualquer momento, sem degradar a qualidade da imagem original. Essa flexibilidade é crucial para um trabalho profissional e eficiente.
O Adobe Photoshop evolui constantemente, e com ele, as melhores práticas de edição. Embora algumas ferramentas possam ter sido úteis no passado, como destacado por Unmesh Dinda, é vital reavaliar nosso arsenal e adotar aquelas que oferecem maior controle, flexibilidade e qualidade. Ao abandonar ferramentas desatualizadas ou destrutivas em favor de alternativas modernas e não destrutivas, você pode aprimorar significativamente seu fluxo de trabalho e a qualidade final de suas imagens. Lembre-se, a melhor ferramenta é aquela que funciona para você, mas estar aberto a novas técnicas é o caminho para a maestria.
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