A apresentação de um design é quase tão crucial quanto o próprio design. Mockups realistas transformam conceitos em visualizações tangíveis, permitindo que clientes e stakeholders compreendam melhor o produto final. Enquanto objetos planos são relativamente simples de simular, superfícies redondas ou cilíndricas, como garrafas e latas, apresentam um desafio único. Este artigo, inspirado nas técnicas demonstradas por especialistas em design gráfico como Unmesh Dinda do canal PiXimperfect, desvendará como criar mockups impressionantes para esses objetos no Adobe Photoshop, focando em realismo e flexibilidade.
O ponto de partida para um mockup convincente é uma imagem base de alta qualidade. Uma vez escolhida a imagem, o primeiro passo é isolar o objeto do seu fundo. Para objetos com contornos curvos, como uma garrafa metálica, a ferramenta Caneta (Pen Tool) do Photoshop é a mais indicada para criar uma seleção precisa. Embora demande prática, a Caneta oferece controle inigualável sobre as curvas e bordas.
Após selecionar o objeto, é útil salvar essa seleção. No Photoshop, isso pode ser feito através dos Canais (Channels) ou como um Demarcador (Path). Ter a seleção salva facilita sua reutilização para aplicar máscaras em diferentes camadas de ajuste. Se o objeto tiver partes distintas que receberão designs ou tratamentos diferentes, como o corpo e a tampa de uma garrafa, crie seleções separadas para cada uma.
Objetos metálicos ou com superfícies reflexivas tendem a capturar as cores do ambiente ao seu redor. Essas cores refletidas podem distorcer a aparência do design que será aplicado. Para garantir que o seu design mantenha suas cores originais, é essencial neutralizar essas influências cromáticas do objeto base.
Com a seleção do objeto ativa, adicione uma camada de ajuste de Matiz/Saturação (Hue/Saturation). Dentro das propriedades desta camada, reduza a saturação completamente (-100). Isso removerá todas as cores do objeto dentro da área selecionada, deixando uma base neutra em tons de cinza. Manter isso como uma camada de ajuste garante que você possa reintroduzir cor ou fazer ajustes finos posteriormente, preservando a flexibilidade do seu mockup.
A etapa mais crítica na criação de mockups para objetos cilíndricos é fazer com que o design pareça naturalmente envolver a superfície curva. A técnica do "papel de embrulho digital", utilizando Objetos Inteligentes (Smart Objects) no Photoshop, é ideal para isso.
Primeiramente, crie um retângulo que seja um pouco mais largo que a área do corpo do objeto onde o design será aplicado. A altura deve corresponder à área de design. Converta este retângulo em um Objeto Inteligente (Smart Object). Esta conversão é fundamental, pois permite que você edite o conteúdo do design de forma não destrutiva; qualquer alteração feita dentro do Objeto Inteligente será automaticamente refletida no mockup com todas as distorções e efeitos aplicados.
Com o Objeto Inteligente selecionado, altere seu modo de mesclagem (Blend Mode). Para superfícies metálicas ou reflexivas, modos como Superexposição Linear (Linear Burn) ou Multiplicação (Multiply) costumam funcionar bem. Esses modos de mesclagem escurecem a imagem base com base nas cores do design, ajudando a integrar o design à iluminação e sombras originais do objeto, conferindo um aspecto mais realista.
Agora, é hora de moldar o design. Pressione Ctrl+T (Cmd+T no Mac) para ativar a Transformação Livre, clique com o botão direito e selecione Distorcer (Warp). A ferramenta Warp oferece uma grade com pontos de controle e alças que permitem manipular a forma do Objeto Inteligente.
Ajuste os pontos e alças para que o design siga a curvatura do objeto. É importante observar a perspectiva e como a luz incide sobre o objeto para guiar suas distorções. Para maior precisão, você pode utilizar guias (régua: Ctrl+R ou Cmd+R, depois arraste as guias da régua) para alinhar as bordas superior e inferior do design. O objetivo é fazer com que o design pareça estar fisicamente presente na superfície do objeto.
Dê um duplo clique na miniatura do Objeto Inteligente para abri-lo em uma nova aba. É aqui que você colocará seu design final (logo, textura, arte completa). Após salvar as alterações no Objeto Inteligente (Ctrl+S ou Cmd+S), volte para o arquivo do mockup e veja a mágica acontecer: seu design estará aplicado e distorcido conforme a configuração do Warp.
É recomendável testar com diferentes designs, especialmente aqueles com linhas retas ou padrões geométricos, para verificar se a distorção está correta em todas as áreas. Se necessário, reabra a ferramenta Warp no Objeto Inteligente e refine os ajustes.
Um efeito colateral comum dos modos de mesclagem de escurecimento é a perda dos brilhos e reflexos originais do objeto. Para um mockup verdadeiramente realista, especialmente em superfícies metálicas, é vital trazer de volta esses destaques.
Duplique a camada da imagem original do objeto e posicione esta cópia acima de todas as outras camadas de design. Converta-a também em um Objeto Inteligente. Com esta nova camada selecionada, vá em Filtro > Filtro do Camera Raw (Camera Raw Filter).
Dentro do Camera Raw Filter:
Após aplicar o filtro, altere o modo de mesclagem desta camada de "brilho" para Divisão (Screen) ou Superexposição Linear (Adicionar) [Linear Dodge (Add)]. Adicione uma máscara a esta camada e pinte de preto as áreas onde o brilho não deve aparecer, restringindo-o apenas ao objeto. Ajuste a opacidade da camada para um efeito mais sutil e integrado.
Para a tampa da garrafa, você pode aplicar uma cor sólida usando uma camada de ajuste de Cor Sólida (Solid Color), com a seleção da tampa carregada como máscara. O modo de mesclagem Multiplicação (Multiply) geralmente funciona bem para colorir mantendo os detalhes de sombreamento originais. Se preferir, pode também aplicar um design específico seguindo os mesmos passos do "wrapping paper" digital.
A grande vantagem deste método é a flexibilidade. Como a maior parte do trabalho é feita com Objetos Inteligentes e camadas de ajuste, você pode facilmente alterar o design principal, as cores da tampa, a intensidade do brilho ou os ajustes de iluminação a qualquer momento, sem ter que refazer todo o processo.
Para formas extremamente complexas, softwares 3D dedicados como o Adobe Dimension podem oferecer resultados ainda mais precisos e um fluxo de trabalho mais direto para mockups tridimensionais, como observado por profissionais da área. No entanto, para muitos casos, o Photoshop oferece ferramentas poderosas e suficientes.
Se você precisa de mockups prontos de alta qualidade ou imagens base para criar os seus, plataformas como o Envato Elements oferecem vastas bibliotecas de recursos. De acordo com o vídeo que inspirou este artigo, o Envato Elements disponibiliza mockups, fotos, fontes e muito mais, com downloads ilimitados sob uma licença comercial, o que pode acelerar significativamente o fluxo de trabalho de um designer.
Criar mockups realistas para objetos redondos no Photoshop pode parecer intimidador inicialmente, mas dominando técnicas como o uso de Objetos Inteligentes, a ferramenta Warp e a recuperação de brilhos, é possível alcançar resultados profissionais e altamente flexíveis. A chave está na preparação cuidadosa das seleções, na compreensão de como os modos de mesclagem interagem com a iluminação e na paciência para refinar as distorções. Com prática, você poderá apresentar seus designs de forma impactante, independentemente da complexidade da superfície do objeto.
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